Instituto Pensar - Economia Criativa e a produção de souvenirs

Economia Criativa e a produção de souvenirs

Economia Criativa é um termo para nomear um modelo de negócio que se origina por meio de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos com ajuda do conhecimento, criatividade ou capital intelectual que tem como finalidade gerar trabalho e renda. Ela foca no potencial de cada indivíduo e geralmente é desenvolvida por pequenos empreendedores.

Esse tipo de atividade normalmente está atrelada ao setor de cultura (que envolve cinema, televisão e música), moda, design ou artesanato, além da tecnologia, com o desenvolvimento de jogos eletrônicos, aplicativos e softwares. De acordo com as Nações Unidas, a economia criativa se tornou uma poderosa força transformadora atualmente.

Esse tipo de economia costuma ser mas desenvolvida por jovens instruídos e o salário para esse tipo de profissional chega a ser quase 50% maior do que a média nacional. A maior dificuldade encontrada pelos empreendedores é descobrir quanto cobrar por sua ideia para um investidor ou cliente.

Para desenvolver esse tipo de produto é preciso ter ideias inovadoras e entender a necessidade do público que comprará o produto. O empreendedor precisa estudar um pouco sobre gestão para que o desenvolvimento do produto seja mais bem sucedido. No caso da Memorabilia, marca de souvenirs criativos de Curitiba, por exemplo, a produção de gelos reutilizáveis se deu por conta da necessidade de criar um produto que fizesse os turistas levarem um pouco de uma das principais características de Curitiba, o frio.

A produção de souvenirs criativos é uma das formas desse tipo economia que está dentro do segmento do artesanato. No ramo do turismo, o desenvolvimento de souvenirs busca explorar a cultura local do país ou cidade no qual ele é inspirado. No caso dos criativos, é preciso ter ideias que façam o souvenir ganhar destaque diante dos demais já existentes para que o lucro seja maior. Sua produção está associada a pessoas de comunidades locais, outra característica que o coloca como uma forma de economia criativa.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: